Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30082
Título: Possibilidades e limites acerca da utilização de jogos matemáticos nas aulas de Matemática do ensino médio
Autor(es): Santos, Angélica Souza
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Jogos Matemáticos
Ludicidade no ensino
Trigonometria
Data do documento: 14-Ago-2015
Resumo: O presente trabalho teve como tema central as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da matemática no Ensino Médio e a utilização de jogos como um recurso útil para vencer essas dificuldades, porém reconhecendo suas possibilidades e limites. Dessa forma, neste trabalho, abordaremos os estudos vinculados com o ensino da Matemática, a importância do Ensino Médio para a Educação Básica, o uso de Jogos Matemáticos, a Ludicidade e aprendizagem significativa. A pesquisa teve como objetivo geral: Descrever possibilidades e limites acerca do uso de Jogos Matemáticos como uma ferramenta eficaz para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, destacando o conteúdo de Trigonometria. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo em que aplicamos o jogo numa turma da 2ª série do ensino médio na escola João Rique Ferreira SESI (Projeto EBEP) e percebemos com base na observação e intervenção, além dos discursos dos alunos, que o jogo ajudou muito, embora eles não tenham dito com essas palavras. Foi possível concluir que o assunto abordado (trigonometria) não parecia mais tão ¨estranho¨ aos alunos, eles já falavam e brincavam com termos trigonométricos. Sabemos que só essa aula com jogo não é o bastante para observar tudo sobre jogos nas aulas de Matemática, mas pudemos ver sua eficácia nesse conteúdo e que, sendo bem planejado e explorado, é possível promover uma aprendizagem e atender as expectativas apresentadas pelos fins. Vimos que, realmente, o ensino através dos jogos é algo útil e bom, porém se trata de um grande desafio. É preciso reconhecer os limites e possibilidades para iniciar. Toda prática educativa exige planejamento e cuidado, principalmente quando não é algo comum. Dependendo de como se utiliza pode promover, ou não, sucesso no processo ensino aprendizagem.
Descrição: SANTOS, Angélica Souza. Possibilidades e limites acerca da utilização de jogos Matemáticos nas aulas de Matemática do Ensino Médio. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30082
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito203.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Angélica Souza Santos.pdfTCC - Angélica Souza Santos1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.