Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30107
Título: Preconceito linguístico e variação linguística: uma análise das percepções de moradores da comunidade do Conjunto Cehap, Aroeiras - PB
Autor(es): Dias, Letícia Ihorani Alves
Palavras-chave: Variações linguísticas
Preconceito linguístico
Sociolinguística
Data do documento: 9-Dez-2022
Resumo: Partindo de reflexões das obras “A língua de Eulália: novela sociolinguística (2006)” e “Preconceito linguístico: o que é, como se faz (2015)”, do autor Marcos Bagno, o estudo aqui desenvolvido apresenta como objetivo principal realizar uma análise das percepções dos moradores da comunidade do Conjunto Cehap, localizada no município de Aroeiras – PB, acerca do preconceito linguístico que ocorre devido às variações linguísticas presentes nessa comunidade. Para tanto, o tipo de pesquisa realizada foi a pesquisa participante, com a coleta de dados sendo feita por questionários e gravações via celular. Além disso, foram utilizados como sujeitos da pesquisa dez moradores da comunidade, divididos em dois grupos, conforme as suas idades. A pesquisa mostrou que os moradores de menos idade já ouviram falar sobre a expressão preconceito linguístico, enquanto que os de mais idade, nunca ouviram mencionar. A maioria dos entrevistados dizem ter sido alvos de preconceito linguístico dentro da comunidade, nos locais de trabalho e até na escola, por pronunciarem palavras ou expressões consideradas “erradas”. O estudo mostrou também que os entrevistados que possuem maior grau de instrução (ensino médio ou superior) já ouviram mencionar acerca do preconceito linguístico advindo das variações linguísticas, afirmando que o não-conhecimento dessas variedades gera todo tipo de preconceito em relação à língua falada.
Descrição: DIAS, L. I. A. Preconceito linguístico e variação linguística: uma análise das percepções de moradores da comunidade do Conjunto Cehap, Aroeiras - PB. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30107
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Letícia Ihorani Alves Dias.pdf2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.