Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30129
Título: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de sólidos geométricos
Autor(es): Leite, Anne Valéria Batista
Palavras-chave: Material didático manipulável
Sólidos geométricos
Geometria espacial
Ensino Fundamental
Data do documento: 14-Set-2023
Resumo: O objetivo geral deste estudo consiste em identificar potencialidades na utilização de materiais didáticos manipuláveis no ensino de sólidos geométricos no 6º ano do Ensino Fundamental. Nosso Referencial Teórico foi construído com base nos trabalhos de Lorenzato (1995; 2009), Rêgo e Rêgo (2013) e Turrioni (2004) que tratam acerca das potencialidades no trabalho com materiais didáticos manipuláveis e orientações para o desenvolvimento de atividades nas aulas de matemática. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, apresentando a descrição de atividades práticas realizadas em uma turma do 6º ano, bem como as características do processo de coleta de dados, o qual se pautou nas notas de campo da pesquisadora e na aplicação de um questionário com a turma investigada. Como resultados da pesquisa, foi possível destacar que o uso de materiais didáticos se apresentou como um importante recurso na busca pela compreensão desses conteúdos, já que o manuseio possibilitou aos alunos melhor visualização e exploração dos objetos, o uso da criatividade e busca por mais autonomia na realização das tarefas. A análise do questionário aplicado após a construção dos sólidos demonstrou que os alunos que não participaram das atividades práticas realizadas em sala sentiram mais dificuldade em responder as questões.
Descrição: LEITE, A. V. B. Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de sólidos geométricos. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30129
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Valéria Batista Leite.pdfPDF - Anne Valéria Batista Leite530.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito221.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.