Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30159
Título: Ouvidoria: uma reflexão acerca da efetividade do serviço ofertado no município de Patos-PB
Autor(es): Silva, Nidja Ramos da
Palavras-chave: Gestão pública
Controle social
Ouvidoria
Data do documento: 30-Dez-2022
Resumo: O presente trabalho visou analisar a percepção dos domiciliados na cidade de Patos-PB quanto à efetividade do serviço de Ouvidoria ofertado no município. Este estudo caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo. Inicialmente, foi realizado um breve resgate histórico de como surgiu os serviços de ouvidoria no âmbito internacional e nacional, além de nos debruçarmos sobre o funcionamento do serviço no referido município. Para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental, bem como a aplicação de formulário online, criado através do Google Forms. A amostra foi de 53 participantes. A pesquisa apontou que o serviço de Ouvidoria do município de Patos é amplamente conhecido, porém pouco utilizado pelos cidadãos e que há uma disparidade entre o número de respostas da Ouvidoria às ocorrências registradas e a real resolutividade observada pelos cidadãos que buscaram o serviço. Os resultados aos quais chegamos são relevantes a outras pesquisas. Uma ideia seria realizar um estudo complementar focado na rotina interna do serviço, conhecê-lo através de um prisma diferente, a partir dos olhos dos profissionais que ali atuam. Acompanhar todo o processo desde o registro da ocorrência até a devolutiva ao usuário. Poderia ainda, em outra perspectiva, embasar um trabalho socioeducativo com a população do município que tratasse do assunto. As possibilidades são as mais diversas.
Descrição: SILVA, N. R. da. Ouvidoria: uma reflexão acerca da efetividade do serviço ofertado no município de Patos-PB. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30159
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nidja Ramos da SilvaTCC - Nidja Ramos da Silva1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito465.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.