Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30186
Título: Depressão infantil na pandemia da covid-19 e o papel ativo da criança através do lúdico
Autor(es): Jordão, Agda Maria Ramalho
Palavras-chave: Pandemia
Depressão infantil
Psicologia infantil
Covid-19
Data do documento: 5-Out-2023
Resumo: Com a crise global ocasionada pela pandemia da covid-19, o discurso acerca da saúde mental intensificou-se, tornando-se tema de principais debates e discussões. Esta pesquisa buscou abordar por meio de uma revisão da literatura de caráter descritivo e análise qualitativa, a depressão infantil em tempos de pandemia da covid-19, elucidando o papel ativo da criança através do recurso lúdico, por meio de periódicos de Bases de Dados Virtuais como SciELO, PePSIC e BVS, bem como, Sites e Livros relacionados presentes na íntegra. Antes de adentrar na temática, desenvolveu-se um percurso pela historiografia da infância desde o descaso na Antiguidade até o protagonismo infantil com o advento da Modernidade. Assim, abriu-se espaço para compreender a criança em sua totalidade a partir de contribuições da psicologia infantil. Verificou-se que diante do cenário pandêmico houve a potencialização dos fatores de risco da depressão infantil, atrelados à privação social. Mediante os fatos expostos, estudos apontam que um aumento dos casos de depressão infantil está diretamente relacionado com a pandemia da covid-19, nesse panorama a prevalência dobrou se comparar com o contexto pré-pandêmico, porém o diagnóstico se torna extremamente difícil pelo fato da sintomatologia se expressar de forma atípica no público infantil. Ademais, o lúdico pode ser bastante útil no tratamento de crianças acometidas por sintomas depressivos atuando como recurso mediador e facilitador na promoção de bem-estar físico e subjetivo. Portanto, a depressão infantil não deve ser minimizada, o transtorno depressivo na infância se configura como uma doença grave que precisa de diagnóstico e tratamento.
Descrição: JORDÃO, Agda Maria Ramalho. Depressão infantil na pandemia da covid-19 e o papel ativo da criança através do lúdico. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30186
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Agda Maria Ramalho Jordão.pdfTCC - Agda Maria Ramalho Jordão410.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito458.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.