Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30246
Título: Impactos dos jogos eletrônicos no nível de atividade física de escolares
Autor(es): Caetano, Juliana Silva
Palavras-chave: Educação física escolar
Obesidade
Sedentarismo
Data do documento: 8-Ago-2023
Resumo: Os jogos eletrônicos têm se tornado uma das principais formas de diversão de crianças e adolescentes e a sua prática excessiva pode acarretar em uma série de impactos para o jogador, principalmente quando estão em idade escolar. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura que tem como objetivo identificar quais os impactos que os jogos eletrônicos têm no nível de atividade física de escolares. Para compor a amostra do estudo, foi realizada uma busca nas plataformas eletrônicas ScIELO e Google Acadêmico a partir dos seguintes descritores: Jogos eletrônicos e nível de atividade física, jogos eletrônicos e obesidade, Jogos eletrônicos e escolares, isolados ou combinados publicados de 2019 a 2013. Foram selecionados 10 artigos que tinham os descritores no título, após a leitura na íntegra, utilizou-se 6 artigos para compor o estudo. Os artigos estudados apontam que o uso dos jogos eletrônicos na rotina dos escolares provoca impactos positivos quando usados de forma saudável e negativos quando usados de forma exagerada. O nível de atividade física nos escolares é claramente prejudicado quando ocorre o excesso do uso de jogos eletrônicos colaborando para o surgimento do sedentarismo e as possíveis doenças relacionadas a essa falta de atividade física como a obesidade, diabetes e hipertensão. Sendo assim, os jogos eletrônicos somados aos jogos populares podem ser vivenciados por escolares nas aulas de educação física e são uma importante ferramenta para o professor utilizar como recurso didático e pedagógico no desenvolvimento do sujeito perante a sociedade, uma vez que possibilita discussões, relações sociais e a experiência da ludicidade, por meio do lazer.
Descrição: CAETANO, Juliana Silva. Impactos dos jogos eletrônicos no nível de atividade física de escolares. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30246
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Silva CaetanoTCC - Juliana Silva Caetano530.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito60.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.