Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30257
Título: Caminhos da educação inclusiva: alunos com deficiência no ensino de ciências
Autor(es): Moreno, Juliane Gomes
Palavras-chave: Ciências-educação
Inclusão
Pessoa com deficiência.
Data do documento: 1-Set-2023
Resumo: A inclusão educacional é um tema de extrema importância, em virtude ao número de deficientes que vem sendo avaliados e diagnosticados por uma equipe de saúde e que são matriculados em escolas. Com isso, surgiram políticas públicas que garantem o direito das pessoas com deficiência de frequentar salas de aula regulares. De acordo com Censo Escolar, em 2021, o percentual de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista ou altas habilidades matriculadas em classes comuns aumentou gradualmente para a maioria das etapas de ensino. Esta revisão tem como objetivos principais discutir os desafios enfrentados pelos docentes em trabalhar com alunos com deficiência e identificar as ferramentas didáticas utilizadas na adaptação curricular para promover o desenvolvimento inclusivo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada compreende várias fases metodológicas. Inicialmente foi utilizado o modelo bibliográfico no qual se fez uma leitura seletiva nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A busca foi realizada no idioma português, considerando artigos publicados entre o período de 2018 a 2023, para tanto foram utilizados os descritores “Educação Inclusiva”, “Crianças com Deficiência”, “Adaptação Curricular”. Foram selecionados 36 artigos, envolvendo a temática e objetivos desse trabalho. Os resultados indicaram que existe um grande desafio dos professores no processo de inclusão, com poucos recursos ofertados no período acadêmico, é necessário analisarmos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas, para inserção de disciplinas voltadas para a Educação Inclusiva que auxiliem com recursos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Portanto, é imprescindível que no contexto da inclusão de alunos com deficiência, o professor tenha conhecimentos científicos e trabalhe a afetividade-aprendizagem na prática pedagógica, com olhar humanizado, com abordagem diferenciada e com a utilização de materiais do Sistema de comunicação alternativa como Pictures Exchange Communication System (PECs) e Applied Behavior Analysis (ABA).
Descrição: MORENO, Juliane Gomes. Caminhos da educação inclusiva: alunos com deficiência no ensino de ciências. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30257
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliane Gomes MorenoTCC - Juliane Gomes Moreno518.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito123.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.