Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30265
Título: Análise e categorização de jogos didáticos de Química: uma revisão com enfoque nas teorias de Piaget e Vygotsky
Autor(es): Lima, Caike Rodrigues de
Palavras-chave: Jogos educativos
Recursos didáticos
Ensino médio
Abordagens construtivistas
Data do documento: 14-Ago-2023
Resumo: Os jogos com referencial piagetiano envolvem desafio progressivo, resolução de problemas, exploração, interação social e múltiplas soluções. Os jogos vygotskyanos enfocam a zona de desenvolvimento proximal, interação social, mediação e imaginação. Este estudo teve como objetivo analisar e avaliar pesquisas acadêmicas sobre o uso de jogos no ensino de Química no Brasil, com foco nas abordagens de Piaget e Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com dados secundários e método de análise de dados quantitativo, obtendo dados por meio de pesquisas, a partir de uma lista de palavras-chave relacionadas ao assunto, onde: atividade lúdica, lúdico, ludicidade, ludismo, brincar, brinquedo, brincadeira, diversão, divertido, jogo, jogo pedagógico/ didático/educativo/eletrônico/virtual, games e suas variações e intersecções com os termos educação, ensino, Química e ensino de química, foram encontrados e analisados 369 artigos, posteriormente classificados em quatro categorias: jogos com referencial piagetiano, vygotskyano, ambos e sem referencial. A combinação de ambas as abordagens proporciona uma visão abrangente e multifacetada dos jogos didáticos. Foram encontrados 155 artigos no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 198 no Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (JALEQUIM) e 46 no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A integração das teorias de Piaget e Vygotsky foi a categoria predominante, com 38,48% dos artigos, seguida por 25,48% que adotaram apenas a abordagem vygotskyana, 11,92% com apenas Piaget e 24,12% sem referencial teórico. Os resultados indicam a relevância das teorias de Piaget e Vygotsky no campo educacional. Os jogos de regras, simbólicos e de exercício desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento infantil. A abordagem integrada permite explorar aspectos individuais e socioculturais, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. A categoria de jogos desconstruídos mostrou que muitos trabalhos descrevem atividades sem explorar seu potencial educativo. É necessário desconstruir visões simplistas do lúdico e fortalecer pesquisas que explorem a aplicação das teorias de Piaget e Vygotsky como recursos pedagógicos. O estudo destaca a importância de investir na pesquisa sobre o uso de jogos no ensino de Química no Brasil para aprimorar a educação e promover experiências de aprendizagem enriquecedoras e eficazes para os estudantes. Os resultados servem como ponto de partida para futuras investigações e incentivam a integração de abordagens teóricas sólidas no desenvolvimento de jogos didáticos inovadores e eficientes.
Descrição: LIMA, Caike Rodrigues de. Análise e categorização de jogos didáticos de Química: uma revisão com enfoque nas teorias de Piaget e Vygotsky. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30265
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caike Rodrigues de LimaTCC - Caike Rodrigues de Lima971.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito467.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.