Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30304
Título: O papel da psicologia no atendimento às mulheres vítimas de relacionamentos abusivos: uma revisão da literatura
Autor(es): Azevedo, Iasmin Gabrielle Duarte
Palavras-chave: Relacionamento abusivo
Violência contra a mulher
Psicologia
Data do documento: 27-Out-2023
Resumo: O relacionamento abusivo pode ser definido como aquele em que há excesso de poder e de controle, culminando no sentimento de posse e na objetificação de uma parte sobre a outra. Esses relacionamentos iniciam de modo sutil e acabam ultrapassando os limites de uma relação saudável. É nítido que o abuso no relacionamento íntimo tem efeitos nocivos na qualidade de vida, na saúde física e mental da vítima, sendo relevante buscar estratégias para combater as diferentes formas de violência que ocorrem no cerne dessas relações. Diante desse cenário, e considerando os índices alarmantes de violência contra a mulher no país, é imperativo que os profissionais de psicologia estejam atentos a esta temática e buscando conhecer as formas mais efetivas de auxiliar as vítimas de relações abusivas. Em face do exposto, o presente trabalho teve como objetivo principal realizar uma revisão integrativa da literatura para identificar como a psicologia tem atuado no atendimento às mulheres vítimas de relacionamentos abusivos. Para isso, realizou-se uma busca nas bases de dados Portal de Periódicos (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Sistema LILACS, utilizando os descritores “Relacionamento abusivo”, “Psicologia” e “Violência contra a Mulher”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a busca resultou em 18 artigos elegíveis para compor a revisão, os quais foram analisados a partir de três categorias: (1) características gerais dos artigos; (2) abordagens/áreas da psicologia que orientaram as produções; e (3) estratégias de intervenção e atuação da psicologia. De modo geral, observou-se que o maior número de artigos sobre a temática foi publicado nos anos de 2018, 2019 e 2020, orientados, majoritariamente, pelo referencial teórico e metodológico da Psicologia Social. No tocante a atuação da psicologia, nota-se que há um predomínio da escuta e do acolhimento, como primeiro passo no atendimento as mulheres vítimas de relações abusivas e de trabalhos em grupos. Observou-se que ainda há uma escassez de pesquisas que relatem como tem se dado a atuação da psicologia com mulheres vítimas de relacionamentos abusivos nos diversos contextos, o que seria de fundamental importância para orientar a atuação de outros profissionais. Desse modo, espera-se que outros pesquisadores se debrucem sobre a temática tendo em vista a sua relevância e complexidade.
Descrição: AZEVEDO, Iasmin. O papel da psicologia no atendimento às mulheres vítimas de relacionamentos abusivos: uma revisão da literatura. 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30304
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Iasmin Gabrielle Duarte AzevedoTCC - Iasmin Gabrielle Duarte Azevedo463.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito221.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.