Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30337
Título: Jogos e brincadeiras como expressão da ludicidade através da natação infantil: uma revisão integrativa
Autor(es): Lima, Gabriel Figueiredo
Palavras-chave: Ludicidade
Jogos e brincadeiras
Natação infantil
Jogos educativos
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: Objetivo: Identificar a utilização dos jogos e brincadeiras como expressão da ludicidade da criança no processo de ensino-aprendizagem da natação. Metodologia: Revisão integrativa com base em dois bancos de dados (Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico) totalizando 14 estudos selecionados após análise e incorporação de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ficou evidenciado a importância das brincadeiras e jogos como ferramenta do planejamento pedagógico das aulas de natação, utilizando o aspecto lúdico para desenvolver aulas mais dinâmicas e envolventes, principalmente para os anos iniciais (3 a 5 anos) onde as crianças estão em fase de desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e com sua personalidade em construção. Conclusão: A ludicidade quando inserida no ensino da natação por meio de jogos e brincadeiras promove a oportunidade das crianças se desafiarem, podendo criar e descobrir várias possibilidades de realizar movimentos de forma espontânea, o que torna o aspecto lúdico um facilitador capaz de melhorar o processo de desenvolvimento da criança, proporcionando ganhos significativos na condição física, no desenvolvimento psicomotor, na socialização e na formação de um futuro cidadão crítico e autônomo.
Descrição: LIMA, Gabriel Figueiredo. Jogos e brincadeiras como expressão da ludicidade através da natação infantil: uma revisão integrativa. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30337
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriel Figueiredo Lima.pdfTCC - Gabriel Figueiredo Lima1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito576.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.