Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30427
Título: Caracterização do fator de forma para meios porosos fraturados: Análise do perfil de velocidade e número de Poiseuille.
Autor(es): Oliveira, José One de
Palavras-chave: Mecânica de Fluidos
Engenharia mecânica
Softwares
Data do documento: 20-Jun-2023
Resumo: Estruturas como meios porosos e fraturados, são objetos de estudo há décadas em diversas áreas de pesquisa. Ter o entendimento de como o escoamento de fluidos age nesses meios pode favorecer a coleta de informações importantes, que caracterizam o escoamento, que podem ser aplicadas em diversos setores, industriais, comerciais, e entre outros. O fator de forma, se torna uma destas informações, pois a partir dele podemos caracterizar a geometria de um meio poroso. Sabe-se que existem inúmeros estudos que visam a predição desses fatores de forma, exclusivamente para escoamentos em geometrias regulares. Porém, quando tratamos de geometrias arbitrárias o número de estudos são limitados. Com esta motivação o trabalho visa apresentar um estudo do perfil de velocidade e fatores de forma, em geometrias arbitrárias que simulem fraturas ou fendas, tendo o objetivo de generalizar a obtenção destes para estas estruturas complexas. Para isso utilizaremos pesquisas recentes que caracterizam o fator de forma em termos do número de Poiseuille. O método integral baseado em Galerkin é aplicado à equação de momento linear e por seguinte apresentamos os gráficos das geometrias escolhidas. Toda a abordagem numérica e computacional é realizada nos softwares Maple 22 e Grapher 21, para assim termos a obtenção de parâmetros do escoamento como, perfil de velocidade, velocidade média, número de Poiseuille e o fator de forma, que são apresentados e discutidos para cada uma das geometrias.
Descrição: OLIVEIRA,José One de. Caracterização do fator de forma para meios porosos fraturados: Análise do perfil de velocidade e número de Poiseuille. 2023. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB,2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30427
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-José One de Oliveira.pdfTCC- José One de Oliveira10.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito92.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.