Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30457
Título: Racismo: o papel da escola pública na construção da identidade racial na infância.
Autor(es): Ferreira, Adria Santos
Palavras-chave: Étnico racial
Racismo
Ensino fundamental
Anos iniciais
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: O racismo está presente no dia a dia de todos nós, mas na comunidade escolar tende a manifestar-se com bastante frequência, visto que, a escola é para os estudantes a principal instituição de vivência coletiva depois da família e geralmente onde passam grande parte do tempo. A importância da formação de caráter também faz-se necessário no âmbito escolar, em virtude de ser um espaço que possui um papel significativo na busca por meios para o enfrentamento de tal prática e para a construção de sujeitos respeitosos. O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como os/as professoras/os reconhecem a importância de abordar o racismo em sala de aula. Como objetivos específicos, é necessário: 1. Investigar a importância de trabalhar a temática racismo para a construção da identidade dos alunos; 2. Recolher relatos dos professores sobre as discriminações presenciadas em sala de aula; 3. Identificar entender quais as dificuldades de trabalhar com o racismo. O estudo foi feito em uma escola municipal da cidade de Guarabira-PB. A pesquisa foi construída em três etapas: na primeira foi feito um questionário, com perguntas específicas para responder nossos objetivos; na segunda falamos a entrega dos mesmos aos professores; na terceira foi feita a análise dos dados disponibilizados. Este trabalho se originou de forma qualitativa. A metodologia foi realizada a partir de questionários (com questões abertas e fechadas) com uma ordem de questões sobre conhecimentos étnicos raciais ao todo participaram dessa pesquisa cinco profissionais. Para o embasamento teórico utilizamos como autores principais D'adesky (2005), Dias (2011), e Oliveira (2002). Com esta pesquisa constatamos que os professores entendem a magnitude que é abordar uma educação étnico-racial em relação a construção de identidade negra na infância e a forma que as questões raciais dentro educação do ensino fundamental anos iniciais contribui diretamente no autoconhecimento da identidade dos alunos.
Descrição: Ferreira, Adria Santos. Racismo: O papel da escola pública na construção da identidade racial na infância. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30457
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adria Santos FerreiraTCC - Adria Santos Ferreira862.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito298.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.