Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30467
Título: Vinte anos da Lei 10.639/03 e os percalços de sua implementação: um estudo a partir da formação de professores de língua portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Autor(es): Silva Junior, José Alberto Camilo da
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira
Ensino da língua portuguesa
Educação antirracista
Lei nº 10639/2003
Formação docente
Data do documento: 6-Dez-2023
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação da Lei 10.639/03 nos currículos dos quatro cursos de Letras/Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e sua conexão com a formação docente para uma educação antirracista. A Lei 10.639/03, que no ano vigente completa duas décadas de existência oficial, tornou obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e africana na educação básica, marcando um esforço em desconstruir a visão eurocêntrica da história brasileira. A metodologia deste estudo envolveu o procedimento da pesquisa bibliográfica, na qual a literatura especializada e artigos relacionados ao racismo, história e cultura africanas e afro-brasileiras foram examinados. Além disso, através da pesquisa documental analisou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos de Língua Portuguesa da UEPB, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e outros documentos relacionados ao escopo da pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa qualitativa também foi procedida para analisar os dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam para uma lacuna significativa na literatura acadêmica em relação à implementação da Lei 10.639/03 no ensino de Língua Portuguesa. Por meio desta pesquisa também foi possível constatar que a UEPB desempenha um papel fundamental na formação de professores de língua portuguesa. No entanto, em relação ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, há uma clara necessidade de melhorias para efetivar a aplicação da Lei 10.639/03 em seus cursos de Letras/Português. A formação de professores desempenha um papel crucial na transmissão de conhecimentos e valores, e esta pesquisa visa preencher essa lacuna e contribuir para a discussão sobre a aplicação da lei na formação de professores de Língua Portuguesa em instituições de ensino superior.
Descrição: SILVA JUNIOR, J. A. C. Vinte anos da Lei 10.639/03 e os percalços de sua implementação: um estudo a partir da formação de professores de língua portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30467
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Alberto Camilo da Silva Junior.pdfPDF - José Alberto Camilo da Silva Junior805.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito637.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.