Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30475
Título: Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Oliveira, Felipe Beijamim de
Palavras-chave: História em quadrinhos
Letramento
Oficina pedagógica
Ciclo de alfabetização
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: Este estudo propõe-se a refletir sobre a prática educativa com as Histórias em Quadrinhos no âmbito do letramento no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Ante ao objetivo de estudo buscamos indagar, como as Histórias em Quadrinhos contribuem para práticas do letramento no Ensino Fundamental durante os anos iniciais? Oriundo de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo em educação, evidencia como o letramento e a alfabetização são importantes no processo de aquisição das competências leitoras, embora sejam processos distintos, ambos se complementam e precisam ser compreendidos pelo docente que atua enquanto mediador no processo ensino e aprendizagem. Um recorte histórico acerca da concepção do gênero textual Histórias em Quadrinhos é parte integrante neste estudo, uma vez que serviu de suporte para os desdobramentos da pesquisa. O aporte teórico ancorou-se em Soares (2003; 2021), apresentando suas impressões sobre o letramento e Luyten (1985) e Waldomiro Vergueiro (2020) sobre as HQs na educação, além da Base Nacional Comum Curricular e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que acolheram a proposta de trabalho pedagógico com as Histórias em Quadrinhos, após rejeição e aversão a esse tipo de literatura, tais documentos denotam a efetividade do trabalho com esse gênero dentro das salas de aulas das escolas do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida no Pré-Escolar Municipal Tio Patinhas, em Caiçara/PB, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), contando com a realização de oficinas pedagógicas como percurso metodológico utilizando as Histórias em Quadrinhos aliada a perspectiva do letramento, tais experiências mostraram que o trabalho pedagógico planejado, direcionado e intencional, culmina em resultados positivos, uma vez que esse tipo de literatura permite um trabalho que dialoga com outras páreas do conhecimento e desenvolve competências e habilidades nos educandos que os permite exercer as funções do letramento para além dos muros da escola, encontrando espaço no meio social.
Descrição: OLIVEIRA, Felipe Beijamim de. Histórias em quadrinhos na perspectiva do letramento: práticas educativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30475
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe Beijamim de OliveiraTCC - Felipe Beijamim de Oliveira839 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.