Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30487
Título: Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: articulações teóricas a partir de Henri Wallon
Autor(es): Alves, Álvaro Arthur de Araújo
Palavras-chave: Inclusão educacional
Autismo
Henri Wallon
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inclusão na educação infantil, dialogando com as bases legais que se constituíram, historicamente, e que, se apresentam como significativos dispositivos legais e conquistas no âmbito jurídico e educacional, destacando as contribuições da teoria de Henri Wallon (2007) como arcabouço teórico importante para pensarmos as práticas pedagógicas nos processos de aprendizagem no âmbito da educação inclusiva. A coleta de dados ocorreu através de uma pesquisa bibliográfica na literatura científica e a análise por meio de uma síntese narrativa. Neste sentido, foi observada a relevância da educação infantil para o desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista (TEA). Também, foi demonstrado que a teoria walloniana sobre o desenvolvimento humano, considerando a integralidade organismo-meio e cognição-afetividade-motricidade, articule-se com os principais documentos que regem a educação infantil inclusiva no Brasil e podem conduzir ações pedagógicas mais efetivas. Acredita-se que o trabalho é relevante e contribui para o processo de inclusão na educação infantil.
Descrição: ALVES, Álvaro Arthur de Araújo. Inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: articulações teóricas a partir de Henri Wallon. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30487
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Álvaro Arthur de Araújo AlvesTCC - Álvaro Arthur de Araújo Alves526.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito248.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.