Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30491
Título: O discurso backlash do presidente Bolsonaro: a identidade feminina representada nos discursos latentes na fala "a quinta eu dei uma fraquejada"
Autor(es): Azevedo, Silvester Jordan Santiago de
Palavras-chave: Análise do discurso
Análise crítica do discurso
Jair Bolsonaro
Backlash
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: Durante o processo de impeachmet de Dilma Rousseff (2011-2016), representante política filiada ao Partido dos Trabalhadores, percebeu-se, através das publicações na mídia, uma reatualização do discurso patriarcal e anticomunista vinculado ao movimento de antipetismo. Dentro desse contexto, emerge a figura de Jair Messias Bolsonaro, militar reformado e filiado ao Partido Liberal. Eleito em 2019, o presidente recebe um apoio político pelas operações discursivas de uma “nova direita brasileira” a qual fortalece o discurso patriarcal de mulher enquanto “dona do lar”, a objetificação do seu corpo e seu reconhecimento enquanto sujeito impotente. No trabalho proposto, constrói-se uma análise em referência ao discurso proferido por Bolsonaro em 5 de abril de 2017 durante uma palestra no Clube Hebraica. No discurso, proferido por ele, é afirmada a expressão simbólica: “a quinta, eu dei uma fraquejada”. Este trabalho, em um primeiro momento compreende uma leitura do contexto e da interpretação do discurso, de modo a se debater sobre o poder de fala deste sujeito. Posteriormente, busca-se apresentar um estudo sobre a representação da mulher brasileira pela manifestação backlash em referência a um grupo de direta que vem intensificando-se no Brasil através do apoio do presidente. Assim, como fundamentação teórica, tem- se os pressupostos Fairclough (2016), de Foucault (2012) e de Faludi (2001).
Descrição: AZEVEDO, Silvester Jordan Santiago de. O discurso backlash do presidente Bolsonaro: a identidade feminina representada nos discursos latentes na fala "a quinta eu dei uma fraquejada". 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30491
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvester Jordan Santiago de AzevedoPDF - Silvester Jordan Santiago de Azevedo631.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito284.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.