Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30499
Título: Uma avaliação sobre o uso do aplicativo Plickers nas aulas de matemática
Autor(es): Silva, Sebastião Rafael Pinheiro da
Palavras-chave: Metodologias ativas
Gamificação
Ensino de Matemática
Plickers
Data do documento: 11-Set-2023
Resumo: A integração de tecnologias digitais com metodologias ativas e gamificação pode promover a participação ativa e criativa dos alunos em sala de aula. Apesar de estudos com resultados positivos, ainda existem diversos desafios a serem enfrentados na avaliação dessa abordagem. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo avaliar as potencialidades e limitações da adoção do aplicativo Plickers em conjunto com estratégias de gamificação na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Para tal objetivo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, com a coleta de dados por meio de observações na condução de um experimento desenvolvido com a aplicação de um exercício de fixação em uma turma do 1◦ ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostram que a estratégia pedagógica adotada promoveu um processo de ensino mais interativo, divertido e motivador, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente ao alunos. A plataforma Plickers quando incorporada de forma adequada no ambiente educacional pode promover uma participação ativa, colaborativa e criativa, facilitando a interação entre professor e alunos.
Descrição: SILVA, Sebastião Rafael Pinheiro da. Uma avaliação sobre o uso do aplicativo Plickers nas aulas de matemática. 2023. 37f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30499
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastião Rafael Pinheiro da Silva.pdfPDF - Sebastião Rafael Pinheiro da Silva4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito739.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.