Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30507
Título: Bisa Bia, Bisa Bel: a busca de identidade e equilíbrio interior em Ana Maria Machado
Autor(es): Martins, Andreza Santana de Araújo
Palavras-chave: Narrativa infantil
Ana Maria Machado
Identidade
Equilíbrio interior
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a narrativa Bisa Bia, Bisa Bel (1982), de Ana Maria Machado, procurando observar de que maneira se configura a busca pela identidade e o equilíbrio interior da personagem central na narrativa. Desse modo, buscamos identificar e caracterizar a protagonista na narrativa e perceber, através da análise da protagonista, bem como através do foco narrativo, de que modo a busca pela identidade se verifica na obra. Destacamos também a importância da leitura da obra de Ana Maria Machado e sua relevância para a formação de jovens leitores. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que tem como referencial teórico autores que discorrem sobre análise da narrativa, como Gancho (2004), teóricos que abordam sobre a literatura voltada para crianças e jovens como: Cunha (2006), Antunes (2003), abordando problemas na metodologia de ensino, bem como estudos que se voltam para a representação da mulher na sociedade como é o caso de Adichie (2017), além de textos críticos que giram em torno na obra de Ana Maria Machado, a exemplo de Costalonga (2016) e Lajolo (2001). A análise demonstra que, a construção da identidade e a busca pelo equilíbrio interior é trajeto movimentado, repleto de mudanças, oscilação de sentimentos e que no percurso de se autoconhecer, existem ainda grandes obstáculos. Dessa forma concluímos que a personagem de Ana Maria Machado por diversas vezes está em encontro com o machismo que há muito está enraizado na sociedade, como também os preconceitos, de modo que trabalhar e investir na literatura é a resistência para reduzirmos os impactos desse imenso problema em nosso corpo social.
Descrição: MARTINS, Andreza Santana de Araújo. Bisa Bia, Bisa Bel: a busca de identidade e de equilíbrio interior em Ana Maria Machado. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30507
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Santana de Araújo MartinsPDF - Andreza Santana de Araújo Martins292.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito222.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.