Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30511
Título: Os perfis femininos em "Triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto
Autor(es): Silva, Kauana Ricelle de Lima
Palavras-chave: Personagens femininas
Patriarcalismo
Mulheres
Papéis subalternos
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é analisar a construção das personagens femininas em Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), de Lima Barreto. Além disso, exploraremos os perfis femininos presentes no romance e compreender a construção do patriarcalismo e os papéis subalternos das personagens: Adelaide, Olga e Ismênia. Assim, buscamos estabelecer uma relação entre as referidas personagens. A literatura é uma forma de criticar e humanizar as gerações sobre o papel estereotipado destinado às mulheres, que ocupavam uma posição inferior ao dos homens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para tanto, utilizamos como aporte teórico: Candido (2006a; 2006b; 2006c), Perrot (2007), Beauvoir (2016), Woolf (2014), Lerner (2019), Maluf e Mott (1998) entre outros. Os resultados apontam que as personagens são construídas a partir de uma educação que era direcionada para o casamento, a maternidade, o silêncio e a submissão, a solucionar problemas no âmbito familiar. Foi possível observar que existem dois padrões de personagens neste romance de Lima Barreto, as que destacam a sua resistência diante do sistema patriarcal e as que mantêm a dependência dos homens e das normas sociais que regem a sua própria posição na sociedade.
Descrição: SILVA, Kauana Ricelle de Lima. Os perfis femininos em "Triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30511
ISSN: CDD 305.4
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kauana Ricelle de Lima Silva.pdfPDF - Kauana Ricelle de Lima Silva700.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.