Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30514
Título: Nossa gente: reflexões sobre a sociedade brasileira em romances de Chico Buarque
Autor(es): Omena, Itamara da Silva Nascimento
Palavras-chave: Crítica social
Chico Buarque
Romance brasileiro
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa faz uma análise no campo artístico literário de romances de Chico Buarque no que diz respeito a desintegração social brasileira. Tivemos como objetivo geral dar continuidade à pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) cota 2020/2021, pela CNPq, em que pudemos traçar uma relação entre política e literatura. Como metodologia fizemos a leitura, releitura e análise das obras de Chico Buarque, Estorvo (1991), Leite derramado (2009) e Essa gente (2019). O passo seguinte foi um levantamento das principais referências críticas e teóricas que esclareceram o percurso da análise e interpretação das obras. Após a análise desses indicadores, percebemos que esta relação pode ser textualmente constatadas e que Buarque a tece de maneira primorosa e inventiva. Constatou-se que o universo romanesco do autor traz uma representação do Brasil, fazendo críticas a diversas áreas em contexto social em que narram o cotidiano de cada personagem. Podemos acompanhar como estas figuras sociais sofrem com as consequências do relapso do sistema de desigualdades a que estamos acometidos. Como fundamentação, utilizamos Schwarz (2012); Oliveira (2003); Nunes (2022).
Descrição: OMENA, Itamara da Silva Nascimento. Nossa gente: reflexões sobre a degradação brasileira em romances de Chico Buarque. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30514
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Itamara da Silva Nascimento OmenaPDF - Itamara da Silva Nascimento Omena901.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito222.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.