Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30517
Título: Análise das boas práticas de governança corporativa aplicada a uma cooperativa de crédito na Paraíba
Autor(es): Silva, Janaina Sinesio da
Palavras-chave: Governança corporativa
Cooperativa de crédito
Sicredi Evolução
Data do documento: 8-Dez-2023
Resumo: As cooperativas, assim como qualquer outro tipo de organização, necessitam da relação entre os indivíduos para que os negócios funcionem, gerando, a partir deste vínculo, possíveis conflitos de interesses. Com o propósito da minimização dos conflitos, surge a governança corporativa, um sistema criado para garantir a transparência, a equidade, a ética e a responsabilidade corporativa das empresas. Nessa conjuntura, este trabalho objetivou analisar quais as boas práticas de Governança Corporativa são adotadas em uma cooperativa de crédito na Paraíba. A metodologia empregada no estudo foi à pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso a partir da análise documental. O caso se deu pela acessibilidade de se obter informações quanto às práticas de governança corporativa adotadas pela Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Evolução – Sicredi Evolução, cooperativa singular presente no estado da Paraíba. Os dados foram analisados de forma descritiva, identificando se a cooperativa atendeu ou não as recomendações de boas práticas de governança cooperativa contidas em dois modelos documentais utilizados, produzidos pelo IBGC (2015) e pela OCB (2016). Entre as quinze (15) sugestões de boas práticas retiradas dos modelos utilizados, apenas três (3) não são desempenhadas pela entidade. Constatou-se que a cooperativa de crédito analisada obtém de uma apreciável governança corporativa. Ressalta-se que, as orientações de boas práticas adotadas pela empresa podem ser claramente verificadas em seus documentos e relatórios de forma simplificada, facilitando a interpretação para associados, colaboradores e outras partes interessadas. Assegurando a confiabilidade e longevidade organizacional.
Descrição: SILVA, J. S. Análise das boas práticas de governança corporativa aplicada a uma cooperativa de crédito na Paraíba. 2023. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Ciências Contábeis) - Universidade estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30517
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Sinesio da Silva.pdfPDF - Janaina Sinesio da Silva2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito775.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.