Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30539
Título: Teorema de Hahn-Banach e aplicações
Autor(es): Silva, Joice Daisyelle Bezerra
Palavras-chave: Teorema de Hahn-Banach
Análise funcional
Funcionais lineares
Data do documento: 10-Dez-2023
Resumo: O Teorema de Hahn-Banach é um dos principais resultados da Análise Funcional, que trata da extensão de funcionais lineares e separação de conjuntos convexos. As aplicações deste teorema são utilizadas ao longo de toda a teoria de Análise Funcional. Neste trabalho enunciamos e demonstramos o Teorema de Hahn-Banach e apresentamos algumas de suas aplicações. Assim, para melhor compreender a demonstração e as aplicações aqui estudadas, realizamos um breve estudo dos principais conceitos envolvendo Espaços Métricos e Álgebra Linear, teorias estas que são a base da Análise Funcional. Este trabalho inicia-se por apresentar um pouco da história do teorema abordado, seguindo da teoria de Espaços de Banach, Operadores e Funcionais Lineares Limitados. Em seguida focamos no enunciado e demonstração do Teorema de Hahn-Banach e em algumas de suas aplicações.
Descrição: SILVA, J. D. B. Teorema de Hahn-Banach e aplicações. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30539
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joice Daisyelle Bezerra Silva.pdfPDF - Joice Daisyelle Bezerra Silva928.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito136.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.