Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30568
Título: A representação da mulher nos contos "amor" e "laços de família", de Clarice Lispector
Autor(es): Gomes, Paula Felícia Saraiva
Palavras-chave: Personagens femininas
Conflitos familiares
Maternidade
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: A pesquisa aqui apresentada aborda a representação feminina na obra Laços de Família publicada em 1960 da escritora Clarice Lispector, mais especificamente nos contos “Amor” e “Laços de Família”. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e, tomamos como base os pressupostos teórico-metodológicos de: Bosi (2015), Candido (2006), Gotlib (2013), Moser (2017), Zolin (2009), dentre outros. Concluiu-se que as personagens femininas protagonistas dos contos estudados, Ana e Catarina, representam a condição da mulher dentro do contexto do sistema patriarcal, estando elas condicionadas ao casamento e à maternidade. Nesta perspectiva, as protagonistas representam a mulher silenciada pelo patriarcado, subjugada ao marido e enclausurada no ambiente doméstico, local de destaque na narrativa clariceana. Além disso, verificou-se que Ana e Catarina experienciam uma tomada de consciência, através do chamado momento epifânico, que as fazem enxergar seu espaço e situação de modo diferente e, inclusive, vislumbrar o mundo para além das amarras do patriarcado. Por conseguinte, constatou-se que as personagens representam a figura feminina, os dilemas, preconceitos e rótulos a elas impostos no decorrer dos séculos. Isto posto, os contos também ironizam a fragilidade das relações familiares, as quais são naturalmente permeadas por conflitos.
Descrição: GOMES, Paula Felícia Saraiva, A representação da mulher nos contos "amor" e "laços de família", de Clarice Lispector. 2023. 47f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30568
ISSN: CDD B869.3
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Felícia Saraiva GomesPDF - Paula Felícia Saraiva Gomes544.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito598.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.