Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30595
Título: A influência dominante da energia escura na dinâmica do universo
Autor(es): Nobrega, Isaias Alves
Palavras-chave: Cosmologia
Energia escura
Relatividade
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A cosmologia relativística é o ramo da Física que descreve a evolução do universo, assumindo que a Relatividade Geral é a teoria da gravitação e que o princípio cosmológico é válido. O fato é que esses pressupostos levam às chamadas equações de Friedmann, as quais preveem que, atualmente, o Universo está expandindo de forma desacelerada. No entanto, os dados observacionais indicam que essa expansão é acelerada. Então, para sanar a incompatibilidade que existe entre a teoria e as observações, alguns autores propuseram que existe uma energia escura no Universo, a qual seria responsável por esse processo de expansão acelerada. Inicialmente, foi proposto o chamado modelo ΛCDM (Cold Dark Matter), no qual essa energia é inserida através da introdução de uma constante cosmológica negativa nas equações de Einstein. Posteriormente, surgiram os então chamados modelos ϕ-CDM ou modelos de quintessência, nos quais a energia escura é modelada por um campo escalar. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi estudar a evolução do Universo considerando que a quintessência é descrita por um campo escalar autoacoplado.
Descrição: NOBREGA, Isaias Alves. A influência dominante da energia escura na dinâmica do universo. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30595
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isaias Alves NobregaTCC - Isaias Alves Nobrega786.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito209.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.