Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30618
Título: | Análise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Maria José Pontes dos |
Palavras-chave: | Funcionalismo Análise linguística Pronomes átonos Livro didático |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir sobre a importância de uma abordagem funcionalista no ensino de gramática, com foco especial no pronome átono “me”, enfatizando a prática de Análise Linguística. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é examinar como dois livros didáticos de Português do 9° ano do Ensino Fundamental trazem a perspectiva de ensino dos pronomes oblíquos átonos na relação com o funcionalismo, com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, nossa pesquisa justifica-se pela necessidade de abordar não apenas as teorias que identificam os desafios presentes no ensino de gramática descontextualizada, mas também fornecer propostas pedagógicas que promovam uma abordagem crítica e reflexiva no ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, esse estudo é de natureza básica, pois contribui para o conhecimento científico, haja vista que utilizamos de argumentos e métodos teóricos para fundamentar a nossa pesquisa. Sob essa ótica, a abordagem desse estudo é de cunho qualitativo, uma vez que se propõe a analisar o fenômeno do pronome oblíquo átono “me” em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. Dessa forma, nossas discussões acerca do tema Análise Linguística encontram embasamento nos pressupostos postulados por Antunes (2003), Geraldi (2006), Neves (2014), Oliveira (2010) e Travaglia (2009); no tocante aos gêneros textuais/discursivos, destacamos Marcuschi (2010) e Bezerra (2010); sobre a análise do livro didático e proposta para um ensino significativo dos pronomes átonos, tomamos por base os princípios de Pilati (2017) e Santos (2008). Como resultado, afirmamos que uma abordagem reflexiva, que utilize exemplos reais e questione a norma, pode contribuir para tornar o aprendizado da gramática e, consequentemente, das colocações pronominais mais interessante e significativo para os alunos. Assim, essa abordagem também estimula o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de os alunos de analisarem criticamente a língua e aplicarem seus conhecimentos de forma adequada e eficiente. |
Descrição: | SANTOS, Maria José Pontes dos. Análise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30618 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria José Pontes dos Santos | TCC - Maria José Pontes dos Santos | 632.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 530.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.