Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30631
Título: A discalculia e suas implicações no ensino de Matemática: um olhar sobre o papel dos jogos
Autor(es): Neves, Antonio Danilo
Palavras-chave: Discalculia
Ensino de matemática
Educação inclusiva
Jogos na matemática
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar na literatura científica o papel dos jogos e outros recursos didáticos para ensino de Matemática de alunos com discalculia. Para alcançar este objetivo, destacamos como objetivos específicos: Identificar as principais características da discalculia; Mapear trabalhos científicos que tratem do tema da discalculia; e Discutir o papel dos jogos e recursos didáticos no ensino de Matemática para estudantes com discalculia. O presente estudo foi abordado por meio de coletas de dados realizados a partir de levantamento bibliográfico de natureza qualitativa, no qual é descrito por meio da investigação de materiais teóricos sobre o respectivo tema, quais as principais implicações da discalculia no desenvolvimento cognitivo do aluno perante a apropriação do conhecimento matemático. Este artigo apontou que a presença dos jogos nas atividades de ensino é fundamental, bem como a necessidade de formação de professores permanentemente, com vistas ao atendimento das necessidades dos estudantes com discalculia.
Descrição: Neves, A. D. A discalculia e suas implicações no ensino de Matemática: um olhar sobre o papel dos jogos. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30631
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Danilo Neves.pdfPDF - Antonio Danilo Neves440.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito190.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.