Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30632
Título: Análise de erros enquanto metodologia para ensinar matemática: uma experiência com alunos de uma turma do 9º ano
Autor(es): Silva, Welton Gaspar da
Palavras-chave: Álgebra
Ensino de matemática
Metodologia de ensino
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar, os processos de resolução utilizados pelos alunos em atividades que remetem à Álgebra, a fim de perceber a possibilidade de redefinir os erros para produzir conhecimento nos alunos. Em complemento à isto, buscamos identificar como os alunos reagem frente às atividades propostas - interesse, diálogos, tentativa e, estratégias, e perceber onde apresentaram maiores fragilidades para adaptar as futuras aulas ministradas. Para tanto, foram utilizados alguns métodos baseados no conceito de pesquisa qualitativa, com a intervenção em aulas de Matemática em uma Turma do 9º Ano de uma escola municipal localizada na cidade de Camalaú-PB. Os resultados apontaram que os alunos, mesmo em nível de conclusão do Ensino Fundamental, apresentam sérias fragilidades em relação ao desenvolvimento de expressões generalizadas a partir da linguagem algébrica, além de consideráveis dificuldades na interpretação dos enunciados. Contudo, permitiu identificar que a análise dos erros pode ser uma ferramenta valiosa para os professores no planejamento de suas ações, pois possibilita adaptar o ensino de forma mais direcionada, a fim de potencializar o entendimento acerca dos objetos de aprendizagem estudados.
Descrição: SILVA, W. G. Análise de erros enquanto metodologia para ensinar matemática: uma experiência com alunos de uma turma do 9º ano. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30632
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito378.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Welton Gaspar da Silva.pdfPDF - Welton Gaspar da Silva674.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.