Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bandeira, Lohana Vivia de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T11:48:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T11:48:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30649 | - |
dc.description | BANDEIRA, Lohana Vivia de Almeida. Tradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeida. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma análise da narrativa infantil intitulada A fada que tinha ideias (1971), da autoria de Fernanda Lopes de Almeida, buscando identificar marcas dos contos de fadas tradicionais (justificando assim, o que denominamos de tradição no título desta pesquisa), presentes no enredo da obra, bem como mostrar, de que maneira a autora rompe com essa tradição, evidenciando, desse modo, a modernidade em seu texto. Trata-se, do ponto de vista metodológico, de uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoia teoricamente em estudos voltados para a história da Literatura InfantoJuvenil, a partir de Cunha (2006), Lajolo & Zilberman (2007), passando por autores que se debruçam sobre as especificidades dos Contos de fadas, daí a referência a Abramovich (2006), dentre outras obras e trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre a obra da autora. A análise do livro de Fernanda Lopes de Almeida nos permitiu identificar que a obra não apenas se conecta à tradição dos contos de fadas, mas também introduz elementos inovadores que rompem com essa tradição. Por fim, foi possível concluir que as inovações na linguagem, no estilo da narrativa, na desconstrução de estereótipos e na abordagem de temas contemporâneos, utilizadas pela autora, tendem a contribuir de maneira significativa para a formação do leitor infantil e juvenil, e para melhor compreensão de seu mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Narrativa infantil | pt_BR |
dc.subject | Fernanda Lopes de Almeida | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.title | Tradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeida | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lohana Vivia de Almeida Bandeira | PDF - Lohana Vivia de Almeida Bandeira | 525.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 101.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.