Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBandeira, Lohana Vivia de Almeida-
dc.date.accessioned2023-12-14T11:48:30Z-
dc.date.available2023-12-14T11:48:30Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30649-
dc.descriptionBANDEIRA, Lohana Vivia de Almeida. Tradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeida. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma análise da narrativa infantil intitulada A fada que tinha ideias (1971), da autoria de Fernanda Lopes de Almeida, buscando identificar marcas dos contos de fadas tradicionais (justificando assim, o que denominamos de tradição no título desta pesquisa), presentes no enredo da obra, bem como mostrar, de que maneira a autora rompe com essa tradição, evidenciando, desse modo, a modernidade em seu texto. Trata-se, do ponto de vista metodológico, de uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoia teoricamente em estudos voltados para a história da Literatura InfantoJuvenil, a partir de Cunha (2006), Lajolo & Zilberman (2007), passando por autores que se debruçam sobre as especificidades dos Contos de fadas, daí a referência a Abramovich (2006), dentre outras obras e trabalhos acadêmicos que se debruçam sobre a obra da autora. A análise do livro de Fernanda Lopes de Almeida nos permitiu identificar que a obra não apenas se conecta à tradição dos contos de fadas, mas também introduz elementos inovadores que rompem com essa tradição. Por fim, foi possível concluir que as inovações na linguagem, no estilo da narrativa, na desconstrução de estereótipos e na abordagem de temas contemporâneos, utilizadas pela autora, tendem a contribuir de maneira significativa para a formação do leitor infantil e juvenil, e para melhor compreensão de seu mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNarrativa infantilpt_BR
dc.subjectFernanda Lopes de Almeidapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleTradição e modernidade na literatura infantojuvenil: leitura de "A fada que tinha ideias", de Fernanda Lopes de Almeidapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lohana Vivia de Almeida BandeiraPDF - Lohana Vivia de Almeida Bandeira525.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito101.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.