Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30654
Título: O processo de inclusão de estudantes surdos no curso de Biologia: Amargos e louros na instituição de ensino superior
Autor(es): Nunes, Cristiani Vieira
Palavras-chave: Surdez
Ensino da Biologia
Educação inclusiva
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: O objetivo desse trabalho foi investigar práticas inclusivas que favorecem a inclusão de estudantes surdos, desenvolvidas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realizamos uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, de pesquisa descritiva, dos procedimentos técnicos pesquisa participante. O cenário da pesquisa foi o Campus I da UEPB, localizado na cidade de Campina Grande - Paraíba e foi desenvolvida a partir da escuta de uma ex estudante surda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e seu Tradutor e Intérprete de Libras. A amostra foi composta pelos relatos apresentados pelos participantes através de uma entrevista semiestruturada, com a análise de dados inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2009), sendo também realizada uma discussão acerca de dissertações acadêmicas que tratassem da inclusão de surdos no ensino superior. Com os resultados das entrevistas e da análise das dissertações, reconhecemos a importância dos recursos visuais para o processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo, o apoio do professor e monitor em adaptar suas aulas, e a necessidade da presença do tradutor intérprete de Libras dentro do ambiente acadêmico. Em contrapartida, constatamos que a falta de recursos materiais e humanos para garantir a acessibilidade da estudante, foram as principais barreiras ao processo de inclusão na universidade. Produzir este trabalho nos proporcionou a compreensão das lutas da comunidade surda e um suscinto entendimento de sua cultura, esperamos com ele proporcionar a reflexão acerca de quais são os caminhos para a inclusão.
Descrição: NUNES, Cristiani Vieira. O processo de inclusão de estudantes surdos no curso de Biologia: Amargos e louros na instituição de ensino superior. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30654
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cristiani Vieira NunesTCC - Cristiani Vieira Nunes915.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito748.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.