Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30662
Título: Conhecimento tradicional do uso do mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) entre os moradores de Campina Grande-PB
Autor(es): Clementino, Suelen Nobrega Cavalcanti
Palavras-chave: Contraindicações
Etnobiologia
Plantas medicinais
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: É sabido que no Brasil a interação entre povos permitiu a disseminação do conhecimento herdado em relação ao uso e cultivo de diversas espécies vegetais com finalidades medicinais, em específico, sobre a planta conhecida popularmente como mastruz (Chenopodium ambrosioides L.). O uso da planta em diversas especialidades e com objetivos estabelecidos, faz com que haja a necessidade de uma investigação para identificação e análise do uso, seja contínuo ou esporádico, para se conhecer suas indicações e possíveis reações adversas. Nesse contexto, o estudo da Chenopodium ambrosioides, traz à comunidade uma série de novos elementos que podem auxiliar em processos medicamentosos fitoterápicos. Portanto, o objetivo deste trabalho é de identificar, analisar e verificar as indicações e contraindicações no uso do Chenopodium ambrosioides. As entrevistas foram realizadas durante visitas domiciliares nos bairros de José Pinheiro e Tambor em Campina Grande/PB, com 25 indivíduos entre eles homens e mulheres que possuíam conhecimento sobre a utilização do mastruz como primeira opção de tratamento para doenças. Teve uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, explicativa, estudo de campo, com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas participantes. Com o método bola de neve sem considerar idade ou gênero. Dentre os resultados, o mastruz com leite e o chá são as formas de uso mais aplicados; suas indicações mostram uma tendência para doenças respiratórias, gripes e inflamações. Por outro lado, as contraindicações como: intoxicação, aborto e alergia não são de conhecimento de 80% dos entrevistados. Nessa perspectiva, rever o conhecimento de práticas deixadas de lado pelo acesso a novas formas de tratamento para enfermidades ressalta a importância das habilidades adquiridas pelos seres humanos em relação a reconhecer no ambiente o que pode auxiliar em sua sobrevivência.
Descrição: CLEMENTINO, Suelen Nobrega Cavalcanti. Conhecimento tradicional do mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) entre os moradores de Campina Grande - PB. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30662
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suelen Nóbrega Cavalcanti ClementinoTCC - Suelen Nóbrega Cavalcanti Clementino470.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito258.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.