Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30692
Título: As mudanças paradigmáticas frente ao ser humano e suas consequências: Um olhar humanista
Autor(es): Barros, Renato de Lucena
Palavras-chave: Racionalidade
Contemporaneidade
Sociedade
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: No presente trabalho é procurado discutir como os conceitos de razão e racionalidade trazidos por pensadores iluministas e, posteriormente, fortemente fincados no mundo pela revolução industrial, se mostraram incapazes de cumprir a suposta promessa de emancipação pelo esclarecimento e conduta racional. Para tanto, é analisada as mudanças nas estruturas socioeconômicas que, cada vez mais, interligam os âmbitos públicos e pessoais, pondo o sujeito em um constante estado de interconexão com os diversos campos que permeiam o mundo contemporâneo. É discutido como tais conjunturas fomentam uma lógica que conduz os sujeitos a uma posição objetificante, solapando as características únicas de cada indivíduo em prol da criação de uma massa amorfa de consumidores. No texto, a ética da psicologia humanística é vislumbrada como uma contrapartida a tais tendências; ela procura promover um pensamento que estabelece um vínculo da pessoa com sua capacidade de aceitar-se e desenvolver suas potencialidades enquanto ente capaz de explorar, compreender e expressar suas experiências de maneira autêntica.
Descrição: BARROS, Renato Lucena de. As mudanças paradigmáticas frente ao ser humano e suas consequências: Um olha humanista. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30692
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renato de Lucena BarrosTCC - Renato de Lucena Barros576.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito313.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.