Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30705
Título: Instagram e autoimagem: O impacto da busca incansável do corpo ideal na contemporaneidade
Autor(es): Mikellen, Jakelline Mikellen Vasconcelos
Palavras-chave: Instagram
Autoimagem
Psicologia
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal, analisar o impacto do Instagram na autoimagem dos indivíduos, especialmente diante da busca incessante pelo corpo ideal na contemporaneidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura conduzida nos seguintes sites virtuais: a Biblioteca Virtual de Saúde - Psicologia Brasil (BVS-psi) e o Google Acadêmico. Com base em critérios de inclusão bem definidos, foram selecionados artigos de revisão publicados no período compreendido entre 2019 e 2023, escritos em língua portuguesa. Os onze artigos selecionados, demonstram a influência do Instagram na autoimagem e como a pressão social na perpetuação dos padrões de beleza acarreta consequências negativas, como alimentação disfuncional, transtornos alimentares e uma busca desenfreada por procedimentos cirúrgicos e/ou não cirúrgicos. Por outro lado, destacou-se o surgimento do Movimento Body Positive, que tem como fundamento resgatar o amor própria em relação ao corpo e visa exibir corpos reais. Sendo assim, conclui-se que o Instagram desempenha um papel significativo na formação da autoimagem e na disseminação dos padrões de beleza contemporâneos.
Descrição: DIAS, Jakelline Mikellen Vasconcelos. Instagram e autoimagem: O impacto da busca incansável do corpo ideal na contemporaneidade. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30705
ISSN: CDD 150
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jakelline Mikellen Vasconcelos DiasTCC - Jakelline Mikellen Vasconcelos Dias322.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito246.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.