Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30726
Título: Avaliação do conhecimento dos professores da UEPB sobre a ozonioterapia na odontologia
Autor(es): SIlva, Jonas Breno Santos
Palavras-chave: Ozonioterapia
Odontologia
Terapias complementares
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: Introdução: A ozonioterapia é uma terapia complementar, incluída oficialmente no SUS pelo Ministério da Saúde, a qual é atribuída vários benefícios. Dentro da Odontologia, a Habilitação foi regulamentada em 2015 e apresenta diversas aplicabilidades, em diferentes especialidades. Encontram-se três formas de aplicação – água Ozonizada, óleo Ozonizado e o próprio gás, as quais suprem bem as necessidadespara os mais diversos fins. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos professores do departamento de odontologia regularmente vinculados à Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em Campina Grande – PB, sobre os benefícios da ozonioterapia. Métodos: Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário estruturado ao universo de docentes do departamento, no período de janeiro a agosto de 2023. Resultados: Dos docentes entrevistados, 87,5% conhecem a ozonioterapia, no entanto, 54,2% não receberam informações na faculdade. Cerca de 41,7% têm conhecimento limitado sobre suas aplicações e 79,2% destes concordam com benefícios, como propriedades antimicrobianas e imunoestimulantes. A maioria concorda com a eficácia do Ozônio, entretanto quanto a substituição da clorexidina por este gás, de forma mais biológica, muitos não souberam responder (58,3%). A habilitação para operar uma máquina de ozônio é vista como necessária por 95,8%, e professores recomendam aulas e minicursos para a abordagem sobre o assunto. Considerações finais: Considerando o conhecimento da maioria dos professores sobre a Ozonioterapia, conclui-se que é importante implementar cursos de capacitação, destinado a promover um conhecimento sólido entre os docentes. A capacitação desses profissionais poderá ser realizadas por meio de cursos, aulas e palestras o que seria imprescindível para dissipar dúvidas persistentes e beneficiar os futuros profissionais em formação.
Descrição: SILVA, Jonas Breno Santos Silva. Avaliação do conhecimento dos professores da UEPB sobre a ozonioterapia na odontologia. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30726
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonas Breno Santos SilvaTCC - Jonas Breno Santos Silva579.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito204.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.