Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30851
Título: Efeitos do treinamento de musculação na pressão arterial e uso de medicamentos em pessoas idosas portadoras de hipertensão arterial
Autor(es): Rodrigues, Yuri de Lima
Palavras-chave: Idosos
Hipertensão arterial
Musculação
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pela elevação sustentada da pressão arterial. O envelhecimento é um processo multifatorial que diminui a capacidade física e compromete o desempenho para as atividades diárias. O aumento da expectativa de vida e a queda dos números de natalidade, estão resultando em um exponencial aumento do número da população de idosos no Brasil, esse fator em paralelo ao alto índice de hipertensão arterial e do comportamento sedentário, se apresentam como importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e mortalidade. A pesquisa de campo, no projeto do Departamento de Educação Física da UEPB, Viva a Velhice com Plenitude, buscou verificar os efeitos do treinamento de musculação sobre a Hipertensão Arterial de idosos, e sua influência sobre o uso de medicamentos, para buscar evidências de meios de reduzir os riscos de problemas cardíacos decorrentes da HA, através da realização da prática de musculação. Com base nos dados levantados, verificou-se que houve diminuição de 5,0 mmHg na pressão arterial sistólica após 10 minutos do término da sessão de treinamento, ademais não houve alteração na posologia medicamentosa. Estudos que abordam esse tema contribuem positivamente na sociedade, fomentando a prática de musculação para idosos, e consequentemente proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Descrição: RODRIGUES, Yuri de Lima. Efeitos do treinamento de musculação na pressão arterial e uso de medicamentos em pessoas idosas portadoras de hipertensão arterial. 2023. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30851
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Yuri de Lima Rodrigues.pdfTCC - Yuri de Lima Rodrigues1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito315.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.