Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30922
Título: Desenvolvimento de arquitetura de dados para suprimir demanda de informação de uma organização com diversos sistemas usando o Apache Airflow
Autor(es): Rodrigues, Renan Rey Costa
Palavras-chave: Engenharia de dados
Gestão de dados
Tomada de decisão
Data do documento: 10-Jul-2023
Resumo: O ambiente empresarial atual é caracterizado por dinamismo e multidisciplinaridade, o que torna a gestão de dados um desafio. A evolução constante desse ambiente exige o acompanhamento eficaz por meio da disponibilização de informações íntegras, de qualidade e de fácil acesso. Diante desse contexto, é necessário desenvolver instrumentos que extraiam informações de diversos sistemas, promovendo a transformação de dados em informações e conhecimento, a fim de fomentar o processo de tomada de decisão nas organizações. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma arquitetura eficaz e escalável capaz de validar, anonimizar, processar e integrar dados provenientes de sistemas diversos. Para automatizar esses processos, utiliza-se o Apache Airflow, com a linguagem Python, e os serviços da Microsoft Azure. O escopo do trabalho envolveu a utilização de dados do Health Insurance Marketplace, que são publicamente disponibilizados e contêm informações sobre planos de saúde e odontológicos nos Estados Unidos. A arquitetura desenvolvida demonstrou eficácia no escalonamento do projeto, permitindo a adição de novas bases de dados ao processamento dos dados sem a necessidade de modificações. Isso tem implicações significativas para as organizações, pois proporciona uma gestão de dados mais eficiente, escalável e constante, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões fundamentada nas informações dos resultados obtidos.
Descrição: RODRIGUES, Renan Rey Costa. Desenvolvimento de arquitetura de dados para suprimir demanda de informação de uma organização com diversos sistemas usando o Apache Airflow. 2023. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30922
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renan Rey Costa RodriguesTCC - Renan Rey Costa Rodrigues3.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito190.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.