Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30958
Título: A uberização do trabalho em plataformas digitais: consequências jurídicas da ausência de reconhecimento de vínculo empregatício
Autor(es): Almeida, Pedro Henrique do Nascimento
Palavras-chave: Uberização
Relações de trabalho
Vínculo empregatício
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: As mudanças nas relações sociais ocorrem constantemente devido às inovações tecnológicas. Consequentemente, na esfera trabalhista não foi diferente, sendo assim, alterando a dinâmica estrutural do trabalho. Atualmente, com o crescimento da economia do compartilhamento e a autonomia prometida pelas plataformas digitais, tem-se refletido na uberização predominante, desconsiderando a função social do trabalho e os impactos contidos ao não se reconhecer o vínculo empregatício nesta conjuntura. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo analisar a relação de trabalho sob a demanda e a ausência de garantias trabalhistas no contexto da uberização à luz da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para tanto, valendo-se do método indutivo, a pesquisa se fundamenta em análises bibliográficas e jurisprudenciais acerca do tema, no sentido de analisar o entendimento paulatino de teóricos e magistrados em reconhecer a relação de emprego nos moldes contemporâneos. Para isso, perpassamos pela uberização e a economia do compartilhamento, abarcando também a função social do trabalho e a sua relação com as plataformas digitais.
Descrição: ALMEIDA, Pedro Henrique do Nascimento. A uberização do trabalho em plataformas digitais: consequências jurídicas da ausência de reconhecimento de vínculo empregatício. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30958
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf414.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Pedro Henrique do Nascimento Almeida.pdfTCC - Pedro Henrique do Nascimento Almeida.pdf266.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.