Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30966
Título: Aspectos da cosmologia newtoniana
Autor(es): Santos, Victor José
Palavras-chave: Cosmologia Newtoniana
Gravitação
Universo
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: O presente trabalho aborda uma introdução ao estudo da Cosmologia, que se dedica à investigação da origem e evolução do Universo. A Teoria da Relatividade Geral desempenha um papel fundamental na construção da estrutura conceitual da Cosmologia. Contudo, um desafio intrínseco a essa abordagem surge da complexidade matemática inerente à descrição do formalismo tensorial para sua representação. Não obstante, é possível desenvolver uma cosmologia baseada na Teoria da Gravitação Newtoniana, válida em escalas locais, dispensando a necessidade de uma exposição aprofundada aos tensores. Dentro dessa perspectiva, é viável reconstituir as equações de Friedmann, que constituem o núcleo do Modelo Padrão da Cosmologia. Essas equações, formuladas com base na métrica de Friedmann, Robertson e Walker, permitem replicar a dinâmica local do fator de escala da expansão cósmica. Tal formulação se apresenta acessível para um público em fase de graduação. A consideração da densidade e pressão do fluido cósmico enriquece a dinâmica cosmológica padrão, porém sua aplicabilidade se restringe a uma análise localizada do Universo. Este estudo propõe uma abordagem compreensível e acessível, permitindo uma estudo inicial da Cosmologia, sem a necessidade imediata de imersão em complexos formalismos matemáticos.
Descrição: Santos, Victor José. Aspectos da Cosmologia Newtoniana. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30966
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito180.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Victor.pdfTCC - Victor.pdf323.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.