Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31034
Título: Empreendedorismo e desenvolvimento econômico: perfil dos empreendimentos e empreendedores do município de Catingueira-PB
Autor(es): Guilherme, Maria Leidianne de Souza
Palavras-chave: Empreendedorismo
Perfil empreendedor
Economia
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: O empreendedorismo pode ser uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento econômico de uma região, pois tem o poder de transformar a vida da sociedade possibilitando a construção de negócios que podem impactar em melhorias em vários aspectos. Tendo isso em vista, o objetivo geral deste trabalho é caracterizar como o empreendedorismo pode influenciar no desenvolvimento econômico do município de Catingueira, Paraíba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, junto aos empreendedores do município. Foram entrevistados 45 empreendedores. Os dados foram analisados por meio da ferramenta operacional Microsoft Office Excel® e das técnicas de Análise de Conteúdo e da Análise Narrativa. Constatou-se que a maioria dos empreendimentos atua no ramo do comércio e oferta de serviços. O gênero masculino é predominante, mas o feminino também se destaca, o que demonstra que o empreendedorismo feminino é forte no município. É notável a busca da população no empreendedorismo como uma fonte de renda, para suprir as necessidades da família. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo possam contribuir com informações sobre o empreendedorismo para a sociedade e para auxílio em futuras pesquisas relacionadas sobre o tema.
Descrição: GUILHERME, M. L. S. Empreendedorismo e desenvolvimento econômico: perfil dos empreendimentos e empreendedores do município de Catingueira-PB. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31034
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Leidianne de Souza GuilhermeTCC - Maria Leidianne de Souza Guilherme641.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito227.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.