Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31037
Título: Avaliação da implantação da metodologia 5s em uma empresa calçadista paraibana: análise de etapas e benefícios
Autor(es): Rodrigues, Sabrina Raquel Freitas de Sousa
Palavras-chave: Ferramenta 5S
Administração de produção
Desenvolvimento pessoal
Gestão da Qualidade Total
Data do documento: 18-Nov-2022
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de implantação de um plano de melhorias por meio da ferramenta 5S em dois setores de uma organização que atua no ramo calçadista localizada na cidade de Patos-PB. Para que todas as propostas de mudança acontecessem foi necessário realizar um diagnóstico dos ambientes escolhidos. A proposta de intervenção consistiu na implementação da ferramenta 5S visando o desenvolvimento pessoal e a organização dos ambientes de trabalho. Sendo assim, esta pesquisa configura-se em um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, realizado por meio de uma observação participante com análises interpretativas. A partir do diagnóstico inicial foi possível perceber que a empresa estava com excesso de desorganização, acúmulo de objetos e em um dos ambientes é armazenado um insumo importante para o processo produtivo que não possuía gestão de estoque o que atrapalhava a rotina das atividades laborais e o processo produtivo da empresa. Com relação aos resultados obtidos com a implementação da ferramenta 5S foi possível comprovar as melhorias tanto para a empresa como no desenvolvimento pessoal dos colaboradores envolvidos.
Descrição: RODRIGUES, S. R. F. S. Avaliação da implantação da metodologia 5S em uma empresa calçadista paraibana: análise de etapas e benefícios. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31037
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrina Raquel Freitas de Sousa RodriguesTCC - Sabrina Raquel Freitas de Sousa Rodrigues983.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito195.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.