Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31084
Título: Topofilia e lugar em "O Hobbit" de J. R. R.: uma análise dos lugares e conexões emocionais na terra-média
Autor(es): Pereira Junior, José
Palavras-chave: Geografia e Literatura. 2. Lugar. 3. Topofilia.
Data do documento: 6-Dez-2023
Resumo: Resumo: Este artigo científico tem como objetivo analisar a topofilia, ou seja, o amor ou a afinidade emocional por lugares específicos, em "O Hobbit", obra de J.R.R. Tolkien. Através de uma investigação das descrições dos lugares na Terra-média, como o Condado, a Toca e a Colina, examinaremos como esses ambientes criados pelo autor despertam emoções e conexões nos leitores. Chega-se à conclusão de que a literatura de Tolkien revela uma concepção de lugar como ambiente impregnado e repletos de emoções, sendo estas originadas por meio de vivências; tendo na figura da morada hobbit o lugar por excelência. Este artigo propõe o estudo do conceito de lugar na literatura fantástica, considerando que essa forma literária é uma representação do espaço e uma manifestação das experiências humanas, mesmo que narrem histórias de mundos fantásticos e diferentes da realidade, mas ainda assim com fortes conexões com ela. Para essa investigação, será utilizado o livro "O hobbit" de J.R.R Tolkien. Sendo assim, a pesquisa em questão examinou as potencialidades do livro "O Hobbit" de J.R.R. Tolkien como material paradidático para a compreensão do conceito geográfico de lugar. Contudo, o enfoque foi direcionado à maneira como esses conceitos podem ser visualizados e discutidos com base na obra analisada.
Descrição: PEREIRA JUNIOR, José. Topofilia e Lugar em "O Hobbit", de J.R.R. Tolkien: uma análise dos lugares e conexões emocionais na terra-média. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31084
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Pereira JúniorTCC - José Pereira Júnior1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito341.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.