Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31086
Título: As contribuições da merendeira no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I do Brejo paraibano
Autor(es): Santos, Elita Maria Pessoa dos
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar
Alunos
Alimentação escolar
Merendeira
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: Este trabalho consiste na reflexão sobre as contribuições da merendeira no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Visando em seu objetivo geral analisar como as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) junto ao trabalho da merendeira podem contribuir no desempenho escolar dos alunos. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender de que forma a merendeira pode contribuir no incentivo à alimentação saudável; identificar a relevância na oferta de Cursos de Capacitação frequentemente para esses/as profissionais e verificar a importância desses/as profissionais dentro do ambiente escolar. A pesquisa foi elaborada em caráter bibliográfico a partir de trabalhos já publicados por autores como, Cunha (2021); Lima (2018); Santos (2022); Szinwelski et al. (2015); Maldonado et al. (2021); Melgaço; Matos (2022), dentre outros autores que dão respaldo ao estudo pesquisado. Os resultados obtidos mostraram que a merendeira contribui efetivamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e ainda reforça os mesmos na aceitação e no consumo dos alimentos oferecidos no âmbito escolar, pois ao preparar um alimento rico em nutrientes a merendeira contribui na formação de hábitos alimentares saudáveis pelos alunos. Portanto, é compreensível afirmar que a merendeira exerce papel fundamental dentro da instituição de ensino. E com isso, conclui-se que a oferta de Cursos de Capacitação para esses/as profissionais é fundamental para que eles/as possam oferecer um trabalho mais satisfatório, sendo assim, faz-se necessário que haja um comprometimento maior por parte das gestões responsáveis na oferta frequente de Cursos de Capacitação para essa categoria profissional.
Descrição: SANTOS, Elita Maria Pessoa dos. As contribuições da merendeira no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I do Brejo paraibano. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31086
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elita Maria Pessoa dos SantosTCC - Elita Maria Pessoa dos Santos446.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito360.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.