Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3117
Título: Leituras dialógicas de Mafalda: um estudo de enunciados concretos
Autor(es): Barbosa, Alanne de Paula
Palavras-chave: Leitura Dialógica
Enunciado Concreto
Gênero Tira
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Partindo da ideia do que se compreende da concepção de dialogismo da linguagem, que considera que cada enunciado é constituído da presença de outros enunciados e, por isso, as ideias que se apresentam são discursos já ditos, mas que são novamente pronunciados com novas formas discursivas, o presente trabalho objetiva: 1) traçar uma visão panorâmica da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), correlacionando esta aos conceitos mobilizados: dialogismo, enunciado concreto e a leitura na perspectiva dialógica; e, a partir disto, 2) analisar o gênero discursivo tira, de modo a seguir os conceitos estudados da TDL. Com base nesses objetivos, este trabalho tem como questão-problema observar como se dão as relações dialógicas no gênero discursivo tira. A análise dialógica será feita a partir de uma seleção feita na internet de seis (06) tiras do autor Quino, enfatizando os enunciados da personagem Mafalda, visto que ela é a protagonista das criações do autor e as suas falas são as que correspondem, acentuadamente, aos enunciados dialógicos. Com isso, foram observados e analisados os discursos politizados presentes nessas tiras, bem como o que, do mundo real, elas dialogam, visto que Mafalda possui uma visão aguçada do mundo e coloca a mostra os problemas mundiais mais recorrentes, fazendo, para isso, o uso de um senso de humor irônico e sério. Neste contexto, fica vista a intencionalidade do autor com as tiras quando faz uso das falas da protagonista a fim de que seus possíveis leitores sejam instigados a refletir, de forma dialógica, sobre os problemas que circulam socialmente entre eles.
Descrição: Barbosa, A. de P. Leituras dialógicas de Mafalda: um estudo de enunciados concretos. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3117
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alanne de Paula Barbosa.pdfAlanne de Paula Barbosa845.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.