Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Brenda Daniela Paiva da-
dc.date.accessioned2024-04-22T10:46:33Z-
dc.date.available2024-04-22T10:46:33Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31245-
dc.descriptionSILVA, B. D. P. A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDesde o surgimento da humanidade, a deficiência é uma questão a ser refletida, pois cada época, contexto histórico e social se mostram inerentes a essa discussão, por se tratar de um questionamento importante que consiste na ideia de que a inclusão é um assunto que pertence a todos, como também nos proporcionam questionamentos que nos levam a analisar as nossas práticas enquanto educadores, além de nos trazer a convicção de que a deficiência não é uma dificuldade, pelo contrário a civilização precisa se modificar, a começar pela conscientização das pessoas de que a própria sociedade que limita os indivíduos que a constitui. O presente artigo busca compreender formas de construir práticas pedagógicas inclusivas. Para isso se utilizou de pesquisa bibliográfica, como análise de artigos científicos. Em consonância com a necessidade de mudanças atitudinais dos professores que assumem práticas pedagógicas inclusivas para melhor atender seus alunos em processo de inclusão. Este estudo se debruçou sobre a temática da (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula e como construir práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), visto que o reconhecimento que a diferença faz parte da constituição do ser humano, permitindo examinar os modelos educacionais pautados na concepção de padronizar o processo de ensino e de aprendizagem, que resultam em práticas pedagógicas excludentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.titleA (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenda Daniela Paiva da Silva.pdfPDF - Brenda Daniela Paiva da Silva375.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO (2).pdfTermo de depósito235.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.