Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Brenda Daniela Paiva da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T10:46:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T10:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31245 | - |
dc.description | SILVA, B. D. P. A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde o surgimento da humanidade, a deficiência é uma questão a ser refletida, pois cada época, contexto histórico e social se mostram inerentes a essa discussão, por se tratar de um questionamento importante que consiste na ideia de que a inclusão é um assunto que pertence a todos, como também nos proporcionam questionamentos que nos levam a analisar as nossas práticas enquanto educadores, além de nos trazer a convicção de que a deficiência não é uma dificuldade, pelo contrário a civilização precisa se modificar, a começar pela conscientização das pessoas de que a própria sociedade que limita os indivíduos que a constitui. O presente artigo busca compreender formas de construir práticas pedagógicas inclusivas. Para isso se utilizou de pesquisa bibliográfica, como análise de artigos científicos. Em consonância com a necessidade de mudanças atitudinais dos professores que assumem práticas pedagógicas inclusivas para melhor atender seus alunos em processo de inclusão. Este estudo se debruçou sobre a temática da (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula e como construir práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), visto que o reconhecimento que a diferença faz parte da constituição do ser humano, permitindo examinar os modelos educacionais pautados na concepção de padronizar o processo de ensino e de aprendizagem, que resultam em práticas pedagógicas excludentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas inclusivas | pt_BR |
dc.title | A (in)visibilidade da criança com deficiência em sala de aula: construindo práticas pedagógicas inclusivas a partir do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Brenda Daniela Paiva da Silva.pdf | PDF - Brenda Daniela Paiva da Silva | 375.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO (2).pdf | Termo de depósito | 235.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.