Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Edna Kátia de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-18T13:25:04Z | - |
dc.date.available | 2014-03-18T13:25:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 540.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3125 | - |
dc.description | LEITE, E. K. de S. Análise de um percurso de ensino sobre o lixo urbano na perspectiva CTSA, numa escola de ensino médio do Município de Itaporanga - PB. 2014. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, tem-se visto a busca por inovações no Ensino de Química, buscando metodologias inovadoras e contextualizadas, que possam fazer uma íntima relação da construção de conceitos científicos em sala de aula com o cotidiano do aluno. Este trabalho apresenta uma análise de um percurso didático de ensino, desenvolvido na E. N. E Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga-PB, tal percurso metodológico visa contribuir para que os alunos tenham consciência da problemática do lixo, incentivando-os a um posicionamento crítico acerca da situação ambiental na realidade local, buscando promover discussões, comentários e soluções para a problemática existente; características estas fundamentais para uma formação de indivíduos conscientes e críticos. Assim, este trabalho tem o objetivo de vincular uma sequência de ensino numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio ambiente) a partir de questões ambientais, ocasionadas pelo lixo Urbano, que culminou em uma conscientização de estudantes a mudar suas atitudes e buscar soluções para reformulação e conscientização no âmbito educacional. Constamos que a proposta de estudo sobre o lixo permitiu que os discentes compreendessem o tema abordado de forma articulada com as leis, a economia, a política, a cultura, que perpassam esse tema, levando-os a tecer um olhar mais crítico, sobre o sistema de destino do lixo produzido na referida cidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Lucena Trajano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | CTSA | pt_BR |
dc.subject | Lixo Urbano | pt_BR |
dc.subject | Sequência de Ensino | pt_BR |
dc.title | Análise de um percurso de ensino sobre o lixo urbano na perspectiva CTSA, numa escola de ensino médio do Município de Itaporanga - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edna Kátia de Sousa Leite.pdf | 14.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.