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dc.contributor.authorMartins, Maria Franciele Mouzinho-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:08:47Z-
dc.date.available2024-04-25T13:08:47Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31286-
dc.descriptionMARTINS, M. F. M. Programas Mais Alfabetização e Tempo de Aprender: o que dizem as professoras alfabetizadoras? 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização é um processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de e escrever de suma importância e indispensável para o desenvolvimento do indivíduo.Dada a importância deste processo, a alfabetização torna-se um campo de amplas discussões, debates e instrumento de desenvolvimento social. Sendo assim, torna-se responsabilidade do Estado garantir que os indivíduos tenham alfabetização de qualidade investindo em Políticas Educacionais que contribuam para o processo de aprendizagem de todo cidadão, como é estabelecido na Constituição Federal. Assim,entre os anos de 2018 e 2020 foram lançados pelo Ministério da Educação os Programas Federais Mais Alfabetização e Tempo de Aprender com o intuito de melhorar a alfabetização no Brasil. Este trabalho tem por finalidade analisar as percepções de professoras alfabetizadoras das escolas públicas do Município de Areial-PB, acerca dos Programas Federais voltados para a alfabetização, Mais Alfabetização e Tempo de Aprender. Para tanto buscou investigar as mudanças sofridas pela alfabetização no Brasil, e os objetivos dos Programas referidos. Para fundamentar este trabalho nos apoiamos em estudiosos da alfabetização como Frade (2006; 2007), Mortatti (2006) Soares (2003, 2009) entre outros que são referências no campo da alfabetização, e os documentos legais dos referidos Programas, Mais Alfabetização PORTARIA Nº 142, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018 e Tempo de Aprender PORTARIA Nº 280, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2020.Concluiu-se, a partir das percepções das professoras, que os Programas contribuíram com o trabalho do professor e a inserção do assistente de alfabetização contribuíram com o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, no entanto apresenta falhas e lacunas, não oferecendo para as professoras formações iguais e o pouco tempo de assistência em sala. A partir de estudo realizado acerca dos Programas conclui-se que estes não são desenvolvidos com base nos avanços e estudos na área da alfabetização, além de desconsiderar o aluno como o centro do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Cristina Sales Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação no Brasilpt_BR
dc.titleProgramas Mais Alfabetização e Tempo de Aprender: o que dizem as professoras alfabetizadoras?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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