Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Larissa Conceição Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T13:54:08Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T13:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31291 | - |
dc.description | LIMA, L. C. F. Os desafios da educação inclusiva na escola pública e a importância dos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE): relato de experiência .2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática central a discussão sobre a importância da educação inclusiva na rede pública de ensino e a relevância dos profissionais de apoio escolar no desenvolvimento dessa modalidade de educação. Tem como objetivo principal refletir sobre os desafios que envolvem a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino, bem como sobre a importância dos profissionais de apoio escolar para a efetivação da educação, em uma perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de experiência, visto que busca descrever as experiências vivenciadas pela pesquisadora como profissional de apoio junto a uma criança com Síndrome de Down (SD), em uma creche do município de Queimadas/PB. O presente artigo trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Quanto ao referencial teórico, utilizamos autores que discutem sobre educação inclusiva como Wolery e Wilbers (1994), Pupo e Bezerra (2018), entre outros. Também nos baseamos na legislação vigente, que rege a educação inclusiva brasileira, especialmente a Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), e a Lei nº 13.146/15, Lei Brasileira de Inclusão (LBI). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Elisabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Os desafios da educação inclusiva na escola pública e a importância dos Profissionais de Apoio à Inclusão Escolar (PAIE): relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Larissa Conceição Ferreira de Lima.pdf | PDF - Larissa Conceição Ferreira de Lima | 862.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 51.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.