Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3138
Título: A contribuição dos professores de Química na inserção da Educação Ambiental em escolas públicas da Cidade de Patos - PB
Autor(es): Nóbrega, Itamma Ferreira da
Palavras-chave: Educação Ambiental
Professores de Química
Escolas públicas
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: A Educação Ambiental busca desenvolver e formar uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas associados a ele. O presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo do modo como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada em duas Escolas públicas de ensino médio da cidade de Patos-PB. A pesquisa investigou as Escolas e os professores que trabalham com Educação Ambiental, bem como as concepções dos alunos sobre a mesma, suas atividades, os projetos desenvolvidos e as principais dificuldades na realização das atividades, como também identificou as concepções de Educação Ambiental da direção escolar e dos professores de Química. A pesquisa, utilizando-se de elementos da pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicou questionários junto à gestão, professores de Química e alunos, totalizando 209 (duzentos e nove) questionários nas Escolas visitadas. Na pesquisa constatamos que as principais dificuldades das Escolas e dos professores de Química para contribuírem com a Educação Ambiental é a falta de tempo para planejamento e realização de atividades extracurriculares. Observamos que a Educação Ambiental vem sendo trabalhada através de desenvolvimento de projetos, contextualização em sala de aula e diálogo entre alunos e professores. Podemos constatar que os professores de Química ainda trabalham a Educação Ambiental de forma fragmentada e descontínua e dessa forma sabemos que os professores contribuem minimamente para uma educação voltada para uma sociedade transformadora e consciente.
Descrição: NÓBREGA, I. F. A contribuição dos professores de Química na inserção da Educação Ambiental em escolas públicas da Cidade de Patos - PB. 2014. 115 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3138
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Itamma Ferreira da Nóbrega.pdf18.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.