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dc.contributor.authorFelipe, Joana D'arc-
dc.date.accessioned2024-05-09T12:37:56Z-
dc.date.available2024-05-09T12:37:56Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31389-
dc.descriptionFELIPE, J. D. Tecendo discursos sobre o Programa Tempo de Aprender : o caso das escolas públicas municipais de Campina Grande/PB. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os impactos do Programa "Tempo de Aprender" na recomposição das aprendizagens de estudantes no contexto pós-pandemia do COVID-19 no ano de 2023.1. Considerando que a pandemia impactou significativamente na qualidade da educação do Brasil e que de forma generalizada afetou todo o processo de ensino e aprendizagem, foi nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, mais especificamente no processo de alfabetização que esses efeitos foram mais evidentes. A pesquisa se baseou em levantamento de dados e análise qualitativa, por meio de questionário endereçado aos profissionais da educação envolvidos diretamente com o Programa Tempo de Aprender. Este Programa foi implementado nas escolas públicas municipais pesquisadas da cidade de Campina Grande-PB por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. Constata-se que as atividades desenvolvidas são consideradas ferramentas de apoio pedagógico relevante, que contribuem e fortalecem o processo de alfabetização. São apontados os efeitos produzidos no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos(as) estudantes participantes do Programa tanto pelos pais/responsáveis, quanto pelas professoras e gestoras. No entanto, alguns desafios foram identificados, como a necessidade de extensão do Programa no sentido de atingir outras séries do Ensino Fundamental I e II; a ausência de oferta de formação continuada às escolas para capacitação de professores na utilização das ferramentas disponibilizadas pelo Programa e também relativo à remuneração precária das pessoas contratadas para atuarem como assistentes de alfabetização. Portanto, recomenda-se a continuidade e aperfeiçoamento do programa, com investimentos destinados à formação de professores, à valorização e ao reconhecimento das mediadoras do Programa, a amplificação da abrangência das intervenções pedagógicas para outras séries do Ensino Fundamental I e II, visando assim garantir uma educação de qualidade e superar os desafios enfrentados no contexto pós-pandemia do COVID-19. Recomenda-se também uma revisão da vertente teórica que ancora este Programa, na perspectiva de alinhar-se a vertentes teóricas que estimulem a criticidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rochapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectPrograma Tempo de Aprenderpt_BR
dc.subjectRecomposição das aprendizagenspt_BR
dc.titleTecendo discursos sobre o Programa Tempo de Aprender : o caso das escolas públicas municipais de Campina Grande /PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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