Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31394
Título: | Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto |
Autor(es): | Pires, Anne Carolline Patrício |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Percepção docente Aulas remotas |
Data do documento: | 19-Fev-2024 |
Resumo: | O referido trabalho tem como principal objetivo conhecer a percepção de docentes das áreas de Matemática e suas tecnologias sobre Metodologias Ativas e seus usos no ensino remoto. Metodologias ativas (MA) são formas de abordagens de ensino que tem como objetivo envolver os estudantes no processo de aprendizagem, diferentemente do ensino tradicional, que tem como fonte principal as informações passadas pelo professor. Para a realização desta pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa onde, a partir das respostas de docentes disponibilizadas no Google Forms buscamos: i) identificar se os docentes sabem o que são MA e se fizeram uso das MA durante o ensino remoto; ii) observar se os docentes indicam ser conhecedores do significado de estratégias, ferramentas, métodos, metodologias e abordagens de ensino; iii) conhecer as principais dificuldades/desafios enfrentados pelos docentes que fizeram uso das MA no ensino remoto; iv) saber se os docentes continuam aplicando MA no ensino presencial e o porquê. Identificamos que apesar da maioria dos docentes indicarem o uso de meios ativos durante o ensino remoto, poucos exibem maior grau de conhecimento a respeito das MA. A maioria demonstrou certa confusão ao relatar sobre seus usos contudo, gostariam de conhecer mais sobre as MA para poderem levá - las às salas de aula de forma presencial, um indicativo de que formações continuadas sobre a temática seriam pertinentes. |
Descrição: | PIRES, Anne Carolline Patrício. Percepção de docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre metodologias ativas e seus usos no ensino remoto. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31394 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anne Carolline Patrício Pires | TCC - Anne Carolline Patrício Pires | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 192.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.