Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31497
Título: | Desafios e possibilidades do processo de alfabetização: uma análise da parceria entre escola e família |
Autor(es): | Romao, Josefa Fabiana Leite |
Palavras-chave: | Alfabetização Relação família-escola Processo de ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 17-Nov-2023 |
Resumo: | A Alfabetização é permeada por uma multiplicidade de fatores que envolvem circunstâncias históricas, sociais, econômicas e políticas de um país, bem como a identidade e singularidade do aprendiz na aquisição da linguagem. A relação entre família e escola é de extrema importância para o desenvolvimento educacional e social das crianças. No entanto, essa parceria muitas vezes enfrenta diversos desafios que podem afetar sua eficácia. Diante do exposto, o objetivo principal deste estudo foi analisar os desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização, destacando a importância da parceria família-escola nesse processo. Especificamente, buscou-se: 1) identificar os desafios enfrentados pelo professor, no que tange a colaboração familiar no processo de alfabetização; 2) verificar se existem diferenças no desenvolvimento de crianças com e sem a participação da família e 3) Identificar estratégias de aproximação da parceria família escola. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como percurso metodológico, a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que contou com a participação de 11 professoras com experiência no processo de alfabetização. Os principais resultados indicam que os maiores desafios encontrados pelos professores são a falta de participação da família e questões pedagógicas relacionadas a falta de materiais pedagógicos criativos no processo de alfabetização. Em relação às dificuldades da não participação da família no processo de alfabetização estão, por exemplo, desigualdade no desenvolvimento infantil, transferência de responsabilidade, tríade família-escola-aluno desarticulada, desafios de comportamento e frequência escolar. Dentre as possibilidades de estratégias com vistas a fortalecer a parceria-família escola, foram apontadas, por exemplo, Assistência Profissional e Psicológica, Eventos Educacionais Envolventes, Assistência Profissional e Psicológica e Projetos de Acolhimento e Comunicação Clara. Portanto, pode-se concluir que A solução para esses desafios envolve o reconhecimento da importância da colaboração entre família e escola, bem como a disposição de ambas as partes para superar as diferenças e encontrar soluções comuns. Isso inclui a promoção de canais de comunicação eficazes, como reuniões escolares, conferências de pais e professores, bem como a disponibilização de informações claras e acessíveis sobre o progresso acadêmico dos alunos. |
Descrição: | ROMAO, J. F. L. Desafios e possibilidades no processo de Alfabetização: uma análise da parceria entre escola e família. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31497 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA- JOSEFA FABIANA LEITE ROMÃO.pdf | TCC - Josefa Fabiana Leite Romão | 741.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA DE TCC.pdf | Termo de depósito | 713.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.